O clareamento dental é obtido por meio de um gel que libera oxigênio. Este por sua vez, penetra na intimidade do esmalte e dentina, quebrando as moléculas dos pigmentos causadores do escurecimento dental, liberando, assim, as manchas. A eficiência do resultado e manutenção do branqueamento depende das condições individuais e de seguir as recomendações do dentista.

- Como posso clarear meus dentes?

Existem algumas maneiras de se clarear os dentes com gel clareador. No consultório, o dentista isola os dentes para proteger a gengiva e aplica o gel clareador de uso profissional exclusivo. Em casa (doméstico), o paciente, sob orientação do dentista, aplica o gel em uma moldeira de silicone, que será feita a partir da sua arcada dentária.

-  Posso fazer sozinho ou preciso ir ao dentista?

Nenhum tratamento clareador pode ser utilizado sem orientação profissional. Sempre deve haver monitoramento do dentista. Durante o tratamento esclarecemos a técnica de clareamento mais indicada para seu caso.

- Quanto tempo dura o tratamento?

Depende do caso de cada paciente, do grau de escurecimento e de quanto deseja clarear. Nós lhe daremos orientações quanto a previsão de tempo do seu tratamento.

- Os produtos usados no tratamento são seguros à saúde geral?

Sim. Os produtos devem ser industrializados, pois as empresas que fabricam o geral clareador estão respaldadas por pesquisas, testes, experiências, atendimento profissional e domínio da composição.

- Meus dentes podem ser clareados?

Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde de que eles estejam íntegros e sem muitas restaurações. Realizaremos uma boa avaliação de sua condição dental.

- Após quanto tempo posso repetir o tratamento?

O clareamento dura algum tempo, e cada caso tem sua particularidade, podendo haver necessidade de manutenção em um ou dois anos após o tratamento.

- Quais as contra-indicações do tratamento?

Por precaução, deve-se evitar o tratamento em gestantes, lactantes, pacientes que apresentam reação alérgica comprovada ao produto e com patologias periodontais, hipersensibilidade dentária e cáries. Nesse caso deve se remover as cáries e fazer o tratamento da hipersensibilidade.

- Existem efeitos colaterais?

Há casos de hipersensibilidade após o tratamento. Nesses casos, deve-se fazer uso de agentes dessensibilizantes. Nos casos mais agudos, recomenda-se o uso de analgésico para maior conforto do paciente, como também o tratamento com fluor em caso de hipersensibilidade.

- O clareamento altera as restaurações já existentes?

Não. Talvez seja necessário trocar as restaurações existentes, pois as restaurações não sofrem ação dos clareadores e parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.

- Cuidados que devem ser tomados

Antes do clareamento, é preciso fazer um preparo prévio, como profilaxias, para a limpeza dos dentes, saúde gengival e a restauração de qualquer cárie ou de algum dente que não esteja satisfatório. Durante o clareamento dental, é necessário evitar a ingestão de alimentos que possuam elevada quantidade de corantes em sua composição, como café, refrigerante,  chás escuros e alimentos ácidos como frutas cítricas, para que não prejudiquem a ação do agente clareador e não causem sensibilidade dentária. Após o clareamento dental, é importante realizar visitas periódicas ao cirurgião-dentista para manter os dentes resistentes por meio da aplicação de flúor e de outros agentes dessensibilizantes.

SGAS 610 Conjunto “C” Lote 70 – L2 Sul. Distrito Federal

Telefone: (061) 3246-2410 (061) 3246-2411.

Atendimento: Segunda a sexta de 8h às 20h e sábado de 9h às 13h.

markerBuscar no Google Maps

Quem somos

A Odontolegis Odontologia Integrada é um serviço do Sindilegis para os seus filiados e dependentes que tem como foco oferecer um alto padrão de qualidade em todas as especialidades da odontologia, integrando em suas unidades várias especialidades e serviços visando um atendimento completo e abrangente.

Com padrão de excelência, o ODONTOLEGIS segue rigorosamente todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde, como também os protocolos exigidos pela legislação brasileira, quanto aos cuidados com a biossegurança.